domingo, 25 de novembro de 2007

Para a violência não há fronteiras



Violência nunca foi novidade, nem entre as classes mais favorecidas nem entre as classes mais populares. Em todos os lugares a violência se manifesta, e o caso do Maranhão não é diferente.

Esse estado, sendo um dos mais pobres do Brasil ainda se encontra em um baixo nível de violência, uma vez que esta se manifesta de acordo com o "grau de urbanização" e desenvolvimento da região.

Observamos que esse problema está relacionado, na maioria das vezes, com as precárias condições da educação, com a má distribuição da renda, a marginalização das classes menos favorecidas da sociedade. Mas ocorre também, por conta da utilização de drogas lícitas e ilícitas. O que leva à reflexão sobre a legalização dessas substâncias que são tão perigosas, tanto para quem as consome como também para aqueles que convivem com os usuários.

É fato que a situação do Maranhão ainda é "privilegiada" em relação a de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, mas as autoridades precisam com certeza tomar medidas que, ao menos, reduzam os índices de violência, e nós como cidadãos temos o dever de cobrá-los.

Nenhum comentário: